FAQs

O IEEE – Institute of Electrical and Electronics Engineers  – é a maior organização mundial de engenharia que junta profissionais e estudantes para promover o desenvolvimento da ciência e da tecnologia para benefício humano. Neste momento, conta com mais de 419.000 membros, 124.000 deles estudantes, localizados em mais de 160 países. É por isso a maior organização profissional do mundo.

Podes entrar no SB ou num dos Chapters/Affinity Group quando quiseres. Habitualmente, em cada ano letivo, existem duas fases de recrutamento mais intensivas anunciadas nas nossas redes sociais com inscrição realizada por um formulário. Quando estas duas fases terminam, basta enviares um email para sbucieee@gmail.com a demonstrar o teu interesse. 

O SB-UC é um grupo de estudantes, associado ao IEEE e à UC, cujo objetivo, neste segundo ano de atividade, é promover, ajudar e dar suporte administrativo aos chapters e affinity groups já existentes e, ainda, organizar eventos/atividades para a comunidade académica. O SB conta com as seguintes equipas: Comunicação, PodCast, Recursos Humanos, Relações Externas e Site. 

Comunicação

Gestão da imagem e das nossas redes sociais, dando a conhecer ao nosso público o que estamos a desenvolver. É a ponte entre o SB e o público.

PodCast

Criam conteúdos dinâmicos e acessíveis, os PodCasts, com convidados especiais; gravam e editam os episódios.

Recursos Humanos

Equipa responsável pela gestão dos nossos membros, garantindo que estão satisfeitos nas atividades que estão a desenvolver. Atividades de Teambuilding, workshops internos e também o processo de recrutamento são tarefas assumidas por esta equipa.

Relações Externas

Estabelecem parcerias com outras organizações, com empresas, núcleos, etc; fazendo o IEEE crescer ainda mais! Esta equipa também organiza workshops externos.

Site

Equipa responsável pela manutenção do site.

Os chapters são grupos técnicos que têm por objetivo promover skills que são essenciais à tua área de estudo. Por isso, a escolha do Chapter está muito relacionada com o curso que estás a tirar. Contudo, se o teu interesse e motivação forem para além do que estudas, e se tiveres vontade de te desafiar noutras áreas, podes sempre integrar outros Chapters.

Chapter

Área de Estudo/Interesse

Computer Society (CS)

Informática, computadores, Machine Learning[Engenharia Informática, Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia Biomédica]

Engineering in Medicine and Biology Society (EMBS)

Tecnologia da saúde e biologia [Engenharia Biomédica]

Power and Energy Society (PES)

Sustentabilidade, Eletricidade, Energia [Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Energia e Sustentabilidade]

Robotics and Automation Society (RAS)

Robótica e Automação [Engenharia Electrotécnica  e de Computadores]

Não. O que interessa é teres motivação e vontade de aprender.

Sim. Podes propor abrir um novo chapter no SB-UC. Consulta AQUI os atuais chapters em Portugal e pergunta-nos as condições de abertura.

O CS é um Chapter recente no SB-UC. Neste momento, está a investir em webtalks e workshops na área de Machine Learning e Computação Quântica. Por isso, se esta for a tua área de interesse, ou se quiseres propor outras ideias, não hesites e vem ajudar este grupo a crescer.  Os grupos de trabalho que podes encontrar no CS são:

Communication Team

A equipa de comunicação encontra-se responsável pela imagem do chapter, da gestão das redes sociais e da divulgação das atividades.

Activities Team

A equipa de actividades fica responsável pela organização de actividades, como por exemplo, contactar os oradores, criar formulários de inscrição, moderar as sessões das actividades e enviar os certificados de participação.

No EMBS atualmente estão a ser desenvolvidos vários projectos, como:

Colab Sessions

Planeamento de estágios de curta duração ao longo do semestre.

Communication

Desenvolvimento do plano de comunicação ativo para as redes sociais e criação de imagem e vídeo.

Hackathon

Competição de engenharia.

Talks & Workshops

Organização de Talks, Debates, Palestras e Workshops que dão a conhecer melhor os ramos da Engenharia Biomédica.

Technical Project

Grupo destinado a realizar projetos práticos; o nosso objetivo mais recente  é aprender a fazer sites, ao adquirir competências  de programação para executar o mesmo, com a organização de workshops internos

General Culture

Grupo destinado à discussão de filmes e livros em conjunto e na organização de quizzes ao “vivo”.

Internal Project

Projetos direcionados para os membros do embs, com um grupo de visitas de estudo, de voluntariado e organização de teambuildings.

O PES é um Chapter do SB-UC que lida com todas as questões do espectro da energia. Dentro dos tópicos abordados, destacam-se: cidades inteligentes, carros elétricos, mercado elétrico e sustentabilidade – como energias renováveis e eficiência energética. Recentemente, desenvolveram a PES Wieeek, onde podias aprender mais sobre o mercado de energia e sustentabilidade para um futuro melhor!

O Chapter apresenta uma infinidade de projetos e ideias a desenvolver no futuro e necessita da tua ajuda para concretizar esses objetivos! Entre essas ideias, destaca-se a criação de três novos times responsáveis por levar o PES para um novo patamar. São eles:

Communication team

  • Instagram do PES
  • Comunicação de eventos
  • Presença mais forte nas redes sociais
  • Série “Boas práticas sustentáveis”
  • Patrocínios

Events team

  • Webinars
  • Workshops
  • Treinamentos

Projects team

  • Newsletter mensal
  • Hackathon
  • Congresso científico

Este Chapter está também motivado em fazer workshops e talks! Junta-te a nós! Ajuda-nos a salvar o planeta!

O RAS é um dos nossos Chapters mais recentes, mas que está motivado a desenvolver grandes projetos.  Este grupo procura dinamizar projetos técnicos, como por exemplo, criar uma mão robótica, e também fazer talks e workshops. Se a robótica e a automação te interessam e tens vontade de desenvolver as tuas capacidades, junta-te ao RAS! 

O affinity group Women in Engineering (WiE) visa promover o papel da mulher na ciência, engenharia e tecnologia. Além disso procura também inspirar, motivar e encorajar jovens raparigas a seguirem um percurso académico e/ou carreira nestas áreas. Os grupos de trabalho que podes encontrar na WiE são:

Newsletter

Criação de uma newsletter mensal que visa partilhar e incentivar o papel das mulheres nas engenharias, ciência e tecnologias, todos os membros da WiE poderão contribuir escrevendo artigos, tais como biografias, entrevistas e ajudando com novas rubricas

Talks

Organização de palestras, debates, tertúlias e/ou stand-up sessions com o objetivo de partilhar/debater/informar sobre o panorama da ciência no feminino, entre outros temas mais gerais.

Videos

Criação de vídeos com toda a comunidade académica da UC, de forma dinâmica e interactiva, para partilhar os ideais defendidos pela WiE.

Comunicação

Desenvolvimento do plano de comunicação ativo para as redes sociais e criação de imagem.

Team-Buildings

Organização de atividades para promover a coesão da equipa da WiE, tendo como objetivo final motivar e melhorar o desempenho dos colaboradores.

Sim, podes! Podes pertencer a vários grupos e equipas. Contudo, deves ter em atenção a carga de trabalho de cada grupo/equipa, para que consigas conciliar todas elas.

O meio de comunicação oficial que utilizamos com o exterior é o email sbucieee@gmail.com ao qual também terás acesso aquando da tua integração na equipa! Pedimos apenas que faças uma gestão responsável do mesmo para nunca afetar o trabalho dos outros colegas. Regra base: nunca apagar emails que não são direcionados a mim e marcar sempre como não lido os mails que abrir e não eram para mim!

Todos os documentos necessários ao trabalho em equipa devem ser guardados na Google Drive à qual também terás acesso para que nunca se perca nenhuma informação necessária ao bom funcionamento das equipas!

Para poderes ser membro oficial do IEEE terás que pagar cotas. Contudo, uma vez que chegaste agora, e que ainda não conheces bem a dinâmica da equipa e os nossos projetos, tens direito a um período de ambientação de 2 meses, ao fim do qual deves pagar a cota. 

Ao seres membro oficial do IEEE, ou seja, se tiveres cotas pagas, conseguirás ter acesso a descontos em certos livros, artigos, conferências e muito mais. Além disso, o IEEE faz eventos exclusivos para membros oficiais, dando-te a oportunidade de crescer enquanto estudante e futuro profissional. 

Enquanto membros oficiais podemos também pedir financiamento ao IEEE para as atividades e projetos realizados pelas nossas equipas. O SB usufrui ainda de um anual rebate de 2$ por membro, ao qual acrescem 50$ para SB’s que têm até 50 membros oficias ou 100$ para SB’s com mais de 100 membros oficiais.

Poderás ler todos os benefícios aqui.  

Todos os novos membros do SB têm direito a um período experimental de 2 meses, a partir do qual o pagamento das cotas do IEEE é obrigatório (valor correspondente a 27$).

As cotas dos Chapters são facultativas, desde que se mantenham os números mínimos obrigatórios para que o Chapter possa continuar em funcionamento. O Affinity Group WiE é gratuito, tendo que se ter o número mínimo obrigatório para continuar em funcionamento. 

Uma vez parte do Student Branch poderás pedir acesso ao grupo de facebook do IEEE Portugal, onde também se encontram os nossos colegas dos outros Student Branches de Portugal!