Hackathon

FICA ATENTO! A NOSSA 3ªEDIÇÃO ESTÁ QUASE AÍ!

O EMBS Hackathon, 3ª edição, trata-se de uma competição intensiva no qual as equipas terão que concretizar um determinado desafio, relacionado com todas as áreas da engenharia, tendo maior foco na Engenharia Biomédica. O evento pretende, assim, fomentar o trabalho de equipa entre participantes e o desenvolvimento de capacidades perante um novo desafio num curto espaço de tempo, valorizando também o raciocínio e a criatividade dos estudantes.

Pretende-se premiar os 3 melhores projetos desenvolvidos, que serão apresentados pelas próprias equipas, sendo estes posteriormente escolhidos por um júri constituído por membros de uma ou várias empresas, relacionadas com a área escolhida para o desafio.

2ª Edição do EMBS Hackathon 

Não nos deixámos parar, tendo o Hackathon regressado 2 anos depois para a sua segunda edição, desta vez em formato presencial, com as suas atividades a decorrer nas instalações do Student Hub da Universidade de Coimbra. Alunos e alumnis foram desafiados, em equipas de 3 a 5 elementos, a apresentar uma solução aplicada á monitorização e alerta da falta de atenção em diferentes situações profissionais, desafio proposto pela ESA Space Solutions, o patrocinador principal. Os participantes tiveram acesso a um workshop para auxilio da elaboração e apresentação do Pitch e mentoria por parte de 3 profissionais de diferentes áreas. As equipas vencedoras foram premiadas com prémios monetários e não só. Além do mais, todos os participantes puderam fazer uma visita ás instalações do IPN e ainda usufruir da oferta das cotas aquando da inscrição na Ordem dos Engenheiros.
E como nem tudo é trabalho, o evento contou também com momentos lúdicos e coffe breaks para os participantes descontraírem e se conheceram entre si e conhecerem também a equipa organizadora.

1ª Edição do EMBS Hackathon 

No ano letivo de 2020/2021 realizou-se pela primeira vez o nosso Hackathon. Devido à situação epidemiológica, o mesmo foi realizado exclusivamente online, permitindo-nos ter concorrentes do outro lado do Atlântico. Em equipas de 3 a 5 pessoas, os participantes foram de desafiados a encontrar uma solução aplicada à área da saúde que solucionasse um problema que o Covid-19 tornou evidente. Depois de 3 dias de muita aprendizagem e trabalho, as ideias vencedoras foram premiadas com os nossos prémios monetários.

Para além da vertente do desafio, os participantes tiveram acesso a um conjunto de workshops. Este foram pensados especialmente para oferecer uma base teórica sobre edição de vídeo, OutSystems, como desenvolver uma ideia e estruturar um pitch, etc… Foram ainda planeados momentos lúdicos que permitiram que elementos das várias equipas se conhecessem melhor, criando assim um ambiente incrível.

Segue-nos nas nossas redes sociais e vê alguns registos das últimas edições!

What the Health Hackathon

@whatthehealthhackathon